quarta-feira, 24 de junho de 2015

SABORES


SANTOS POPULARES - SÃO JOÃO


Fotografia de Receitas de Portugal


SABORES


Sabe-me a pouco a cidade!
Sabe-me a vida demais
Sabe-me o peito a saudade
Doutras vidas ancestrais…

Sabe-me o tempo a fuligem
Das chaminés do passado
Sabe-me o rio a vertigem
De quantos se têm matado…

Por vezes o Douro sabe
A aventura, a viagem
E no coração nem cabe
A 'sprança que vem n'aragem…

Sabe-me a dor o Barredo
Sabe a iscas a Ribeira
E a Sé, sabe ao degredo
Duma vida marinheira…

Sabe o Bonfim ao pousio
Das terras por semear
E Lordelo ao bravio
Dos matos da beira-mar…

Miragaia sabe à espera
Do sobe e desce do inverno
E Ramalde , nesta era
A poluição, um inferno…

Vale Formoso, sabe a flor
Campo Lindo, a oração
E a Lapa sabe ao penhor
De D. Pedro, o coração…

Vestiu de festa a cidade
Cheira a cidreira e a mosto
E mesmo em dificuldade
Traz alegria no rosto…

Sabe a cascatas velhinhas
Sardinha pinga no pão
E ao altar das Fontaínhas
Em noite de S.João!

Maria Mamede